Frida Baranek criou a obra “Xina”. São pratos
        
        
          simbióticos, uma mistura do abacaxi e da banana,
        
        
          ou seja, uma interpretação contemporânea das frutas
        
        
          e folhas tropicais, presença constante na história da
        
        
          Bordalo Pinheiro. Isabella Capeto, artista fashion, criou
        
        
          a natureza morta “Despacho” uma cabeça de porco
        
        
          que praticamente fundiu com diversas frutas e legumes.
        
        
          Já Maria Lynch optou por uma antropofagia do reino
        
        
          animal que denominou “A Última Lagosta”. Em diálogo
        
        
          com traços de sua própria obra, invertendo a escala,
        
        
          fez pequeninos os animais grandes, que colocou
        
        
          atacando uma lagosta em tamanho natural.
        
        
          “Toda a obra tem cor de sangue para nos fazer pensar
        
        
          que nós somos os próximos a atacar esses animais
        
        
          comestíveis que ali se encontram, numa bandeja,
        
        
          prontos para entrarem no forno”.
        
        
          Regina Silveira fez “Assombrada”. Optou pela silhueta
        
        
          fiel da própria mão, como signo autobiográfico e
        
        
          associou-as às rãs bordallianas, uma das marcas
        
        
          preferidas do fundador. Thiago Carneiro da Cunha
        
        
          apropriou-se do Gato Bizantino, peça tradicional da
        
        
          Bordalo, para fazer o seu “Bizantino com Fumaça”.
        
        
          O que quis foi propôr a inversão da função da peça,
        
        
          transformando-a de escarradeira em incensário,
        
        
          produzindo a passagem de um movimento (líquido)
        
        
          pra baixo, para um movimento (de fumaça) para cima.
        
        
          Impossível descrever todos os trabalhos e conceitos
        
        
          embutidos. Quem não tiver tido a oportunidade de ver
        
        
          os trabalhos em Belo Horizonte, Rio de Janeiro ou São
        
        
          Paulo já tem programa em futura viagem a Portugal
        
        
          e a Caldas da Rainha. No Brasil as peças dos artistas
        
        
          brasileiros, em edições de 250 exemplares cada, estão
        
        
          sendo comercializadas pela Firma Casa em São Paulo.
        
        
          
            Frida Baranek creó la obra “Xina”. Son platos
          
        
        
          
            simbólicos, una mezcla de la piña y de la banana, o
          
        
        
          
            sea, una interpretación contemporánea de las frutas y
          
        
        
          
            hojas tropicales, presencia constante en la historia de
          
        
        
          
            Bordalo Pinheiro. Isabella Capeto, artista fashion, creó
          
        
        
          
            la naturaleza muerta “Despacho”, una cabeza de cerdo
          
        
        
          
            que prácticamente se la fusionó con diversas frutas y
          
        
        
          
            legumbres. Maria Lynch optó por una antropofagia
          
        
        
          
            del reino animal que dio el nombre de “La Última
          
        
        
          
            Langosta”. En dialogo con rasgos de su propia obra,
          
        
        
          
            invirtiendo la escala, hizo pequeños los animales
          
        
        
          
            grandes y los puso atacando a una langosta en tamaño
          
        
        
          
            natural. “Toda la obra tiene color de sangre para que
          
        
        
          
            nos haga pensar que somos los próximos a atacar a
          
        
        
          
            estos animales comestibles que allí se encuentran, en
          
        
        
          
            una bandeja, listos para entrar en el horno”.
          
        
        
          
            Regina Silveira hizo “Asombrada”. Optó por la silueta
          
        
        
          
            de la propia mano, como signo autobiográfico, y las
          
        
        
          
            asoció a las ranas bordallianas, una de las marcas
          
        
        
          
            preferidas del fundador. Thiago Carneiro da Cunha
          
        
        
          
            se apropió del Gato Bizantino, pieza tradicional de
          
        
        
          
            Bordalo, para hacer su “Bizantino con humo”. Su
          
        
        
          
            intención fue proponer la inversión de la función de
          
        
        
          
            la pieza, convirtiendo la escupidera en incensario,
          
        
        
          
            produciendo el paso de un movimiento (líquido) hacia
          
        
        
          
            abajo, para un movimiento (de humo) hacia arriba.
          
        
        
          
            Imposible describir todos los trabajos y conceptos
          
        
        
          
            embutidos. El que no tuvo la oportunidad de ver los
          
        
        
          
            trabajos en Belo Horizonte, Río de Janeiro o São Paulo
          
        
        
          
            ya tiene programa para un futuro viaje a Portugal y
          
        
        
          
            a Caldas da Rainha. En Brasil, São Paulo, la Firma
          
        
        
          
            Casa está comercializando las piezas de los artistas
          
        
        
          
            brasileños, en ediciones de 250 ejemplares cada una.
          
        
        
          Fotos Crédito: Museu Bordalo Pinheiro / Câmara Municipal de Lisboa (Portugal) e Marina Malheiros (Exposição Firma Casa / São Paulo)
        
        
        
        
        
          Jarra Adriano Coelho - Rafael Bordalo Pinheiro
        
        
          último retrato de Rafael Bordalo Pinheiro (1904)
        
        
          
            24
          
        
        
          
            De Estilo e Olhar /
          
        
        
          
            De Estilo y Mirada