Revista Hall 42ª Edição - Junho de 2015 - page 18

Nos Estados Unidos, país menos tradicionalista
que o Japão, viu novas maneiras de pensar a
cestaria e percebeu que era possível abordar
de forma diferente as questões da matéria, da
proporção e do volume no espaço. Ali pôde
também desenvolver uma nova visão sobre a
cestaria tradicional de diferentes povos e tratou
de perceber como, em suas próprias mãos, o
que a natureza produz, poderia ser modificado.
Uma exposição nos Estados Unidos, quando
morou em Riverdale, perto de Nova York, onde
pedia aos vizinhos que lhe passassem material
descartado dos jardins, ganhou justamente o
nome de “Natureza Transformada”. Um nó ou
trançado que dê na palha não será comum ou
banal. Terá sido ensaiado no aperfeiçoamento
de seus próprios métodos que, como ela diz,
são menos regulares, menos econômicos e
mais ambíguos. O fator imprevisto está sempre
presente, pois a natureza “é imprevisível”.
Reconhece haver conflitos entre a intenção e
o que o material permite e é aí que reside a
sua busca em potencializar ao máximo suas
possibilidades. Somente quando a artista
se sente confortável com o diálogo entre o
material e a técnica, é que dá por terminada
uma obra e a libera assinada para alguma
galeria ou exposição.
Seu trabalho está citado em vários livros como
o “Contemporary International Basketmaking”
de Mary Butcher, em “Contemporary Japanese
Sculpture”, onde a autora, Janet Koplos, afirma
que o trabalho de Hisako Sekijima “não pode
ser visto física ou conceitualmente a não ser
como escultura”.
Foi em 1980 que Hisako e o marido retornaram
ao Japão depois de residirem nos Estados
Unidos. Cheia de ideias e animada, passou
a dar aulas na Escola Têxtil Kawashima, de
Kyoto, e na Escola Kenkyujo, em Tóquio.
Tentava incutir nos alunos uma nova atitude
em relação à cestaria japonesa e até hoje tem
seguidores nessa trilha mais exploratória e
muitos de seus ex-alunos chegam a expor seus
trabalhos ao lado dos dela. No livro “Cestas,
redefinindo volume e significado” Pat Hickman,
ao se referir à maneira de Hisako de ensinar,
esclarece que ela fazia seus alunos estudarem
de forma muito cautelosa, sob um olhar menos
antropológico e mais conceitual.
Em 1986 foi a vez de Hisako Sekijima publicar
seu primeiro livro em inglês, “Basketry:
Projetos de cestas a chinelos de grama”. O
texto revela sua paixão pela compreensão em
como abordar o material da natureza e sua
capacidade de articular o seu pensamento. Em
2001, depois de ter morado um ano na França,
a artista fez a curadoria dos participantes
japoneses para uma exposição em Connecticut,
nos Estados Unidos, chamada “Japão: sob
Influência”. No texto de apresentação ela
instiga uma comparação entre as cestas
contemporâneas e as cestas de bambu sem
função específica, aquelas que examinam e
propõem uma nova atitude em relação ao
material. Fala da maneira como estas cestas
são criadas e as questões confrontadas pelos
artistas que seguem os velhos ou os novos
caminhos. Mostra a importância de focar a
energia no trabalho que engloba uma postura
ao mesmo tempo cerebral e emocional. Talvez
seja essa, a combinação que faz com que
Hisako Sekijima se distingua como artesã,
escritora e curadora. E o que a transforma,
definitivamente, em uma artista plástica ditada
pela natureza.
Articulada, Hisako Sekijima resume o seu
trabalho: “Venho há anos explorando o
potencial visual e filosófico da cestaria.
Interessa-me, especialmente, de uma forma
simbólica, como o movimento de linhas em
volta de um espaço negativo estará redefinindo
um volume e ao mesmo tempo incorporando
o meu pensamento. Até uma simples forma
geométrica como um cubo ou uma esfera
podem se transformar em tipos diferentes
de objetos. Sempre me surpreende que a
materialidade de um galho de árvore ou de
uma trepadeira possam se transformar num
complexo sistema com uma linguagem própria
minha, depois de trabalhados com a minha
maneira de conceitualizar a cesta
e a cestaria.
INTERSECTIONS V
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De Estilo e Olhar /
De Estilo y Mirada
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