Página 13 - Revista Hall 30

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jean-philippe piter
Luc boegly
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Christian Liaigre’s Lines, with their minimaList trappings that
are at the same time riCh, haVe more in Common with the worK
of two sCuLptors – branCusi and giaCometti.
Hoje, trabalhando com a mulher, Deborah,
e personificando o melhor do savoir faire et
vivre frances, é membro do Cabinet Colbert,
instituição-vitrine da excelência de seu país
em matéria de criação e que reúne as mais
importantes marcas do design, da joalheria
e da moda da França.
Pode nos surpreender que o moderníssimo
Liaigre tenha como um de seus mitos Luis XIV,
o criador de Versalhes, o monarca que primeiro
percebeu o poder da imagem e fez com que,
invejosas e embasbacadas, as cortes europeias
se voltassem para a criatividade, a beleza, e
a qualidade do que fosse made in France. Na
opinião de Liaigre o pico da criação está no
Castelo de Versalhes: “É preciso lembrar que
tudo o que foi inventado ali era totalmente
moderno em seu tempo – o século 18. Antes
ninguém tinha feito nada parecido. Tenho
muita admiração pela criatividade que ali
foi esbanjada.” E em entrevista recente que
me concedeu para a Casa Vogue, fez novos
comentários sobre o luxo: “O luxo é uma palavra
engraçada já que às vezes só o silêncio pode
ser um luxo supremo. Hoje as grandes marcas
realçam o trabalho artesanal como um luxo
enquanto que antigamente era simplesmente
o amor ao trabalho bem realizado. Eu sempre
procurei manter esse espírito de trabalho bem
feito e que bebe na tradição francesa do requinte
e do bem fazer”.