Revista Hall 47ª Edição - julho de 2016 - page 58

ONDE VOCÊ BUSCA INSPIRAÇÃO PARA CRIAR?
E COMO É O SEU PROCESSO CRIATIVO?
O processo criativo é uma guerra entre razão e emoção,
sendo que nenhuma delas pode predominar. A razão entra
no universo da indústria, na lógica de que o que se desenha
precisa vender, afinal de contas a indústria paga contas,
muitas contas. Por outro lado, uma peça precisa emocionar,
precisa causar desejo, pois pessoas são movidas a consumir
por desejo, muito mais do que pela necessidade. Diferente
da arte o design não é uma expressão particular, o designer
precisa focar o coletivo, buscar entender os desejos e anseios
de milhares de possíveis consumidores, e não só isso, ele
precisa alimentar uma cadeia produtiva, o que o torna diferente
do artesanato também; de maneira nenhuma menosprezo a
arte ou artesanato, são incríveis e ambos influenciam meu
trabalho, apenas acredito que são campos diferentes.
Um livro chamado “De onde vem as boas ideias” diz o seguinte
em um teaser na internet: “O acaso favorece as mentes
conectadas”, por sua vez Thomas Edison dizia “A genialidade
é 1% inspiração e 99% transpiração”. Bom, essas frases se
complementam de maneira absolutamente perfeita, se existe
transpiração, ou seja, muita pesquisa e busca por informação,
em algum momento você terá um insight, o 1%, é o momento
genial, talvez aquela ideia na hora do banho, que foi o acaso que
favoreceu a sua mente que sempre buscou estar conectada.
Vivencio design o tempo todo, Jonathan Ive, designer sênior
da Apple diz no documentário Objectfied que “design é uma
maldição, pois você está constantemente observando tudo,
se perguntando como aquilo poderia ser diferente, neste
sentido estamos sempre projetando”. Assim a “ideação” é
constante, e por conhecer o processo industrial isso está
sempre ligado a possibilidade de tornar cada ideia factível.
¿DÓNDE BUSCA INSPIRACIÓN PARA CREAR?
¿CÓMO ES SU PROCESO CREATIVO?
El proceso creativo es una lucha entre la razón y la emoción,
siendo que ninguna de las dos puede predominar. La razón
entra en el universo de la industria, en la lógica de que lo que
se diseña tiene que venderse, al final, la industria paga cuentas,
muchas cuentas. Por otro lado, una pieza necesita emocionar,
necesita provocar el deseo, pues las personas son movidas
a consumir por deseo, mucho más que por la necesidad.
Diferente del arte, el diseño no es una expresión particular, el
diseñador necesita enfocar en el colectivo, buscar entender
los deseos y los anhelos de miles de posibles consumidores,
y no apenas eso, él necesita alimentar una cadena productiva,
lo que también lo diferencia de la artesanía; de ninguna forma
menosprecio el arte o la artesanía, son increíbles y ambos
influencian mi trabajo, apenas creo que son campos diferentes.
Un libro, llamado “De onde vem as boas ideias” dice en un teaser
en internet: “El acaso favorece las mentes conectadas”, por su
parte, Thomas Edison decía que “La genialidad es el 1% inspiración
y el 99% transpiración”. Bien, esas frases se complementan
de forma absolutamente perfecta, si existe transpiración, o
sea, mucha investigación y búsqueda por informaciones, en
algún momento usted tendrá un insight, el 1%, es el momento
de genialidad, tal vez aquella idea en la ducha, que fue el azar
que favoreció su mente que siempre busca estar conectada.
Vivo el diseño todo el tiempo, Jonathan Ive, diseñador sénior de
Apple, dice en el documental Objectfied que “el diseño es una
maldición, pues usted está constantemente observando todo,
preguntándose cómo aquello podría ser diferente, en tal sentido,
estamos siempre haciendo proyecciones”. Así, la “ideación” es
constante, y por conocer el proceso industrial, eso está siempre
relacionado a la posibilidad de volver cada idea algo factible.
POLTRONA BAG
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