ALTA DECORAÇÃO
Para João Mansur as cidades praianas brasileiras,
como, por exemplo, Recife e Salvador, têm
uma referência muito europeia, principalmente
o Rio de Janeiro, por ter sido a capital do
Império. E para seus clientes que estão
querendo “modernizar” a casa e se desfazer
dos “Luíses”, “Regencys” e “impérios”, Mansur
aconselha “Não venda, guarde. Coloque um
sofá contemporâneo, uma mesa moderna,
mas mantenha a
pièce de résistance
, o forte
da decoração que surpreende as pessoas.
As capas das revistas inglesas estão cheias de
“Biedermeier” e “Empire”. O que os russos estão
fazendo, pode ser de um gosto duvidoso, mas
chama-se alta decoração. É ouro absoluto, é
prata absoluta. Não é que vai voltar o glamour,
mas a alta decoração, com certeza, voltará.
Está sendo revisitado, mas não como se
usava antigamente”.
Quanto refere-se ao glamour, Mansur relembra
os tempos áureos da
high society
carioca e
paulistana das décadas de 70 e 80, das casas
noturnas lendárias como Hippopotumus,
Régines, The Gallery, dos rega-bofes nos
apartamentos da avenida Rui Barbosa e nos
casarões do Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro.
“Acredito que vai demorar uma geração para
voltar. Nos séculos passados, isso é muito
nítido, por exemplo, a ascensão e decadência da
nobreza. O móvel Biedermeier foi criado para a
ascensão da burguesia. Era um “não” aos Luíses,
aos excessos, ao barroquismo, aquelas apoteoses
dos Luises, do Império. E houve um revival
do Biedermeier no Art déco dos anos 20, com
uma burguesia ascendente no mundo. Pode-
se comparar hoje aos emergentes que curtem
Milão, o minimalismo”, avalia.
ALTA DECORACIÓN
Para João Mansur, las ciudades costeras de Brasil, como, por
ejemplo, Recife y Salvador, tienen una referencia muy europea,
principalmente Río de Janeiro por haber sido la capital del
Imperio. Y para sus clientes que quieren “modernizar” la
casa y deshacerse de los “Luises”, “Regencys” e “Imperios”,
Mansur aconseja “No los vendan, guárdenselos. Ponga un sofá
contemporáneo, una mesa moderna, pero mantenga la pièce
de résistance, punto fuerte de la decoración que sorprende a
las personas. Las portadas de las revistas inglesas están llenas
de “Biedermeier” y “Empire”. Lo que los rusos están haciendo
puede ser de un gusto dudoso, pero se llama alta decoración.
Es oro absoluto, es plata absoluta. No es que el glamour
volverá, pero la alta decoración, seguramente, volverá.
Se lo está revisitando, pero no como se usaba antiguamente”.
Cuando se refiere al glamour, Mansur recuerda los buenos
tiempos de la high society de Río de Janeiro y de São Paulo
de las décadas de 1970 y 1980, de las casas nocturnas míticas
como Hippopotumus, Régines, The Gallery, de las ostentosas
fiestas en los departamentos de la avenida Rui Barbosa y en las
mansiones del Alto da Boa Vista, en Río de Janeiro. “Creo que
demorará una generación para volver. En los siglos pasados,
eso es muy nítido, un ejemplo es la ascensión y decadencia de
la nobleza. El mueble Biedermeier fue creado para la ascensión
de la burguesía. “Era un “No” a los Luises, a los excesos, al
barroquismo, aquellas apoteosis de los Luises, del Imperio.
Y hubo un revival del Biedermeier en el Art déco de los años
de 1920, con una burguesía ascendiente en el mundo.
Hoy, se puede comparar a los emergentes que les gusta
Milán, el minimalismo”, evalúa.
JOÃO MANSUR - FOTO: ROMULO FIALDINI
LIVING E GAZEBO DE CASA EM SÃO PAULO - FOTO: SALVADOR CORDARO
LIVING DE CASA
EM SÃO PAULO (SP)
FOTO: SALVADOR
CORDARO
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